Como ler as licenças Creative Commons?


Hoje venho falar de um tema com que me debato todos os dias, bem... todos talvez não mas grande parte. Como artista que sou, o uso da internet, principalmente as redes sociais como o Facebook, o Pinterest, o Instagram ou outras, facilita-me bastante na busca incessante de inspiração e de conhecer o que os outros artistas fazem e é aqui que o problema nasce!

O que é que podemos inspirar, alterar ou até mesmo fazer igual? Muito brevemente, existe a licença normal que é os "Direitos de Autor" ("todos os direitos reservados ou o "©"), o que é "Domínio Público" e as licenças apresentadas pela Creative Commons, onde os artistas cedem parte dos seus direitos. No site da Creative Commons, tentam explicar isto de forma fácil para que todos consigam compreender e até facilitam um pequeno aplicativo para se introduzir no nosso site/blog para que fique tudo bem claro, para quem cria e para quem visita. Mas mesmo assim, só após algumas leituras e concentração extra consegui perceber. O que me levou ao tema deste post, saber ler as licenças CC, para conseguir perceber tive de criar um pequeno esquema para perceber como é que os vários símbolos se interligavam ou não! Este infográfico é o resultado final do meu esquema muito rudimentar e talvez de difícil leitura hehehe! Espero ter conseguido criar um esquema que vocês consigam perceber também!


Concluíndo, pesquisar conteúdo aberto é permitido e aceite, mas atenção ao que o autor está disposto a dar dos seus direitos  e sempre mas sempre dar crédito. Pelo facto de um trabalho ser possível de ser copiado, distribuído, editado, remixado, vendido, etc nunca retira o facto de ter que se dar créditos a quem merece, e quem cede seus direitos plenos de autor para ensinar e partilhar conhecimento.







Sem comentários:

Enviar um comentário