Como tirar fotografias ao vosso trabalho

Antes de tudo, não sou nenhuma expert em fotografia nem aspiro ser, as dicas que vou meter aqui também não as inventei simplesmente fui apanhando-as umas aqui, outras acolá e fui juntando tudo aos poucos com muitas tentativas à mistura.

Não são nada de especial, mas sim simples truques que poderão ajudar a mostrar nas fotos o excelente trabalho que fizemos.

Então aqui vai:

1 - Tirar sempre as fotos com luz natural - mas não luz natural direta, pois dá muita sombra ao vosso trabalho e não queremos isso. Tenho fotos onde fiz este erro, e o que acontecia era as sombras muito pronunciadas e as peças metálicas ficavam demasiado brilhantes.

2 - Não usar Flash - o flash só uso em ultimo dos últimos recursos, quando tenho mesmo que publicar uma foto e o prazo já não me permite adiar mais. Normalmente fico sempre a perder com o resultado, as cores não saem nada de jeito e os reflexos nas peças metálicas são do pior.

3 - Escolher um fundo que favoreça o nosso trabalho - regra geral com cores neutras, para mim o branco e o bege acaba por ser as minhas cores de fundo e além disso tenho sempre cartolinas com estas cores. Regra geral, o branco faz realçar sempre as cores dos nossos trabalhos e só uso o bege quando tenho branco nos meus trabalhos.

4 - Fazer fotografias de pormenor mesmo - antes fazia no computador o aumento de determinado pormenor de uma fotografia que tinha tirado no geral. O trabalho e o resultado não compensa, ganha-se muito em fazer fotografias de pormenores que queremos logo quando estamos a fotografar. A luz, as sombras, até mesmo o resultado final ficam muito melhores.

5 - Agora o truque mais fácil de sempre... tirar muitaaassss fotografias - de vários ângulos, com diferentes fundos, com decoração, sem decoração, aberto ou fechado, etc. podem depois então escolher mais calmamente e ver realmente se o resultado final era aquilo que estavam à espera ou não. Além disso, com a prática aprendem a conhecer a vossa máquina e o que precisam de fazer para alcançarem o resultado que pretendem.

Mais uma dica dada pela Carla Carvalho:
Se os trabalhos têm diferentes alturas, tirem fotografias ao nível do trabalho, sim baixem-se, os pormenores ficam evidenciados.
A luz é o mais importante. Eu tiro sempre fotografias na rua, só quando chove ou não posso é que tiro em casa. E quando tenho que tirar em casa, procuro sempre uma janela.

Espero que estas dicas vos ajudam ☺


Sem comentários:

Enviar um comentário