Como tirar fotografias ao vosso trabalho

12:49

Antes de tudo, não sou nenhuma expert em fotografia nem aspiro ser, as dicas que vou meter aqui também não as inventei simplesmente fui apanhando-as umas aqui, outras acolá e fui juntando tudo aos poucos com muitas tentativas à mistura.

Não são nada de especial, mas sim simples truques que poderão ajudar a mostrar nas fotos o excelente trabalho que fizemos.

Então aqui vai:

1 - Tirar sempre as fotos com luz natural - mas não luz natural direta, pois dá muita sombra ao vosso trabalho e não queremos isso. Tenho fotos onde fiz este erro, e o que acontecia era as sombras muito pronunciadas e as peças metálicas ficavam demasiado brilhantes.

2 - Não usar Flash - o flash só uso em ultimo dos últimos recursos, quando tenho mesmo que publicar uma foto e o prazo já não me permite adiar mais. Normalmente fico sempre a perder com o resultado, as cores não saem nada de jeito e os reflexos nas peças metálicas são do pior.

3 - Escolher um fundo que favoreça o nosso trabalho - regra geral com cores neutras, para mim o branco e o bege acaba por ser as minhas cores de fundo e além disso tenho sempre cartolinas com estas cores. Regra geral, o branco faz realçar sempre as cores dos nossos trabalhos e só uso o bege quando tenho branco nos meus trabalhos.

4 - Fazer fotografias de pormenor mesmo - antes fazia no computador o aumento de determinado pormenor de uma fotografia que tinha tirado no geral. O trabalho e o resultado não compensa, ganha-se muito em fazer fotografias de pormenores que queremos logo quando estamos a fotografar. A luz, as sombras, até mesmo o resultado final ficam muito melhores.

5 - Agora o truque mais fácil de sempre... tirar muitaaassss fotografias - de vários ângulos, com diferentes fundos, com decoração, sem decoração, aberto ou fechado, etc. podem depois então escolher mais calmamente e ver realmente se o resultado final era aquilo que estavam à espera ou não. Além disso, com a prática aprendem a conhecer a vossa máquina e o que precisam de fazer para alcançarem o resultado que pretendem.

Mais uma dica dada pela Carla Carvalho:
Se os trabalhos têm diferentes alturas, tirem fotografias ao nível do trabalho, sim baixem-se, os pormenores ficam evidenciados.
A luz é o mais importante. Eu tiro sempre fotografias na rua, só quando chove ou não posso é que tiro em casa. E quando tenho que tirar em casa, procuro sempre uma janela.

Espero que estas dicas vos ajudam ☺


0 comentários

Poderá gostar

Subscribe