Inchie, Betwinchies, Twinchies, Squares & outros

00:06

Não sei se alguém já ouviu ou leu sobre Inchie, Twinchies ou Betwinchies arte, pelo menos aqui em Portugal não costumo ouvir muito e por isso decidi criar este post para falar um bocadinho sobre este tema, que espero vos venha a ser útil e esclarecedor.

O que é:

Inchie: É um pequeno quadrado de 1"x1" (polegadas) ou 2,5x2,5cm (centímetros), onde podemos criar pequenos selos de arte com desenhos à mão, colagens, tintas, restos de papel, etc a vossa criatividade é o limite ☺

A base do inchie deverá ser resistente, por isso convém usar materiais como cartão, poderão sempre aplicar aqui um pouco de reciclagem e aproveitar caixas de cereais, cartões de visita, postais, capas de cadernos, etc. Fazendo uma malha de quadrados e depois é só cortar e ficam com uma boa colecção de bases para trabalhar. Também podem usar furadores, fica muito mais rápido mas ficam dependentes da capacidade de corte do furador, pois muitos não conseguem cortar gramagens mais altas.

Poderão ser feitos sobre algum tema ou não, poderão usar embellishements, glitter, stickers, botões, brads, imagens digitais impressas, tecido, etc.

A partir do Inchie começou a surgir variantes que são:

Betwinchies: Tem o mesmo conceito que o inchie, só altera as medidas que passam para 1 1/2" x 1 1/2" ou 3.8x3.8cm.

Twinchie: Tem o mesmo conceito que o inchie, só altera as medidas que passam para 2"x2" ou 5x5cm.

Rinchies - Tem o mesmo conceito que o inchie, só que é um circulo de 1" ou de 2,5cm de diâmetro. O furador de 1" é perfeito para este tipo de trabalho.

Rolo (Art) - Sabem o que é um cartão Rolodex? O RoloArt é a decoração desses cartões que se encaixam num arquivo Rolodex plano ou circular, nos dias que correm não é muito fácil encontrar, por isso o mais fácil é andarem em lojas de material de escritório ou em lojas de material de 2ª mão para o encontrarem.

arquivo rolodex - imagem retirada aqui
 exemplo de rolodex com scrap
RoloArt - imagem retirada daqui


Moo Card - é rectangular com as seguintes medidas 1 1/8" x 2 3/4" ou 2.8x7cm. Estes cartões contem de um dos lados a arte do artista e do outro lado a informação promocional (negócio/website/contactos), estes cartões são normalmente usados como cartões de visita mas também podem ser trocados como os ATCs e os Inchies.

ArtSquared - Tem o mesmo conceito que o inchie só altera as medidas que normalmente conseguimos encontrar com 3"x3"/ 4"x4" ou 7.6x7.6cm / 10.1x10.1cm, poderão surgir outras medidas também.

E para que é que serve?

Se sabem o que é um ATC (Artist Trading Card - se querem saber o que é vejam aqui) os Inchies e suas variantes tem o mesmo objectivo que é trocar com outros artista. Mas também podem usar para outros fins, como por exemplo, usá-los como embellishement nos vossos trabalhos (ATC, Layouts, Mini álbuns, etc), podem usar como marcadores de livros, podem colecionar e fazer um mini-livro, etc, a grande diferença deste tipo de trabalho do ATC é que podem ser comercializados enquanto que o ATC é só para troca.

Exemplos:
http://www.flickr.com/groups/inchies/pool/
http://www.flickr.com/groups/1036312@N22/
http://samboscraftart.wordpress.com/2013/08/25/encaustic-twinchies/
http://www.papercraftcentral.com/inchies-and-twinchies.HTML

Informação retirada dos seguintes blogs/sites:
http://stamphenge.wordpress.com/1-2/inchies-twinchies-definitions/
http://www.inchiearts.com/






0 comentários

Poderá gostar

Subscribe