Journaling - O que é e como fazer?

Journaling, é um pequeno texto que acompanha os nossos trabalhos de scrap, muitas vezes relacionado com as fotografias que metemos, pois contam coisas sobre a fotografia que ela não nos diz, pois é... muitas vezes a imagem não consegue substituir mil palavras ☺ , outras diz um sentimento ou uma frase que nos diz algo.

Parece fácil não é? Pois, mas para mim escrever nunca foi fácil... sempre tive dificuldade em conseguir encontrar as palavras certas para dizer o que realmente me vai na alma. Por isso é que não sou nenhuma escritora LOL.

Mas para vocês que conseguem escrever como quem vai ali comer um gelado então este post não é para vocês, mil desculpas!!!!

Este post é para pessoas que como eu têm dificuldade em escrever, e por isso vou deixar aqui algumas dicas que para mim costumam ajudar e que espero que vos ajude também.

1 - Regra de Ouro - começar a escrever, sim, se não começar a escrever o texto que tanto deseja, jamais vai sair. Não interessa se sai bem ou sai mal, aqui o importante é que saia... depois pode ir melhorando aos poucos, sem pressas ☺

2 - Quando tirar fotografias não se esqueça de andar sempre com um bloquinho e uma caneta e apontar as histórias e momentos que achamos piada, interessantes, peculiares, idiotas etc. para mais tarde podermos relembrar e contar a história. Não é preciso fazer um testamento, basta só pequenas frases que a nossa memória trata do resto. Por exemplo: eu costumo fazer alguns tópicos de quando estou a tirar fotos tipo o sitio, a data, a hora (não é preciso a hora exacta, basta se foi de manhã ou à tarde), se estava com alguém ou não, se aconteceu alguma peripécia, etc.

2 - Mas mesmo que tenhamos uma história, por vezes falta o título ou uma frase forte, então vou aos sites que tenham "Quotes" procurar aquela frase que me chama mais a atenção... este processo para mim pode levar uma eternidade pois sou muito indecisa e perco-me nas milhentas frases que existem.

3 - Agora com as máquinas digitais tiramos centenas de fotografias daquele momento que queremos guardar. Por vezes essas centenas de fotografias contam a história e só temos que escrever a sequência de fotografias.


Por exemplo, nesta sequência de fotografias, eu não fui capaz de escolher uma porque a fotografia sozinha não contava a história do dia, eu tive que fazer uma sequência para contar a história, depois é escrever no sitio certo e já está :)

4 - Outra forma é brincar um pouco às entrevistas, sabem como é?

Quem - Os nomes das pessoas nas fotos? As pessoas mudam ao longo dos anos, especialmente crianças. Assim, ajudando os espectadores a identificá-los vai ajudar a controlar o crescimento das crianças. E quem tirou as fotos? Também é importante porque nunca aparece, não é? E muitas vezes acabamos por esquecer esse alguém tão fundamental ☺ da nossa fotografia.

Qual - Qual é a ocasião, evento especial ou momentos memoráveis ​​que ocorrem ? O que aconteceu no evento?

Onde - Onde é que o evento terá lugar? Informação de fundo vai ajudar a pintar uma imagem mais clara .

Quando - Obviamente dar datas vai ajudar a colocar a foto no contexto apropriado. E as pessoas gostam de saber quando as coisas aconteceram .

Porquê - Por que você escolheu esta foto? Existe algum significado especial? Será que evoca alguma emoção para você?

5 - E que tal escrever uma carta?

Escrever uma carta é muito pessoal e acrescenta intimidade para a sua página de scrap. Escrever de uma forma como se estivesse conversando com seu amigo próximo. Isso ajuda a contar uma boa história, um grande momento.E sim, não se esqueça de adicionar o "Querido ..." e termina -lo com a sua assinatura para torná-lo mais real.

6 - Pode sempre recorrer ao uso da internet para procurar ajuda, indo a poemas, provérbios, ou até mesmo para nos dar informações de lugares, do tempo, de histórias, etc.

7 - Praticar, praticar muito. Ninguém nasce ensinado por isso, se quer desenvolver o seu journaling tem de praticar bastante, vai ver que com o tempo vai acabar por fazer tudo de forma muito natural e sem ter que olhar para estas dicas ☺.

informações retiradas daqui:
http://www.everything-about-scrapbooking.com/scrapbooking-journaling.HTML
http://stamping.thefuntimesguide.com/2010/07/scrapbook_journaling.php


ideias/dicas para journalling aqui:
http://www.scrapbooksetc.com/techniques/journaling/
http://debbiehodge.com/2012/02/scrapbook-page-journaling-roundup/
http://www.paperclipping.com/journal-prompts/





 

Sem comentários:

Enviar um comentário